http://www.jewishpress.com/blogs/felafel-on-rye/madonna-and-kabbalah-dont-mix/2012/09/21/
Hoje, vamos examinar a
relação entre a Torá ea T'shuva. Primeiro,
temos que entender que a Torá não é conhecimento, externo factual como o
conhecimento da ciência, matemática ou lingüística. Torá é um conhecimento íntimo-dirigida
que tem o poder de influenciar e mudar uma pessoa, para refinar a sensibilidade
de uma pessoa e para ligá-lo ao santo, fundamentos espirituais da vida.
O estudo da Torá não é
um acúmulo quantitativo de informações e teorias como outros conhecimentos. É uma experiência qualitativa
exigente, tanto envolvimento moral e intelectual, e um desejo de tornar os
ideais da Torá uma parte essencial do caráter da pessoa. Quando uma pessoa aprende Torá e descobre
a harmonia exaltado e bondade da criação, a sua vontade é afetada, estimulando
um desejo de Deus. Porque a sua
vontade para o bem é maior, seu desejo de t'shuva é reforçada também.
O Talmud ensina que
Deus criou a inclinação para o mal ea Torá como a sua cura (Kiddushin 30B). O rabino Kook explica este no sentido
de que a vontade de uma pessoa não pode ser aperfeiçoada, exceto através da
influência purificação da Torá. A
Torá fortalece a vontade ea direciona para a santidade e bondade.
Quanto mais o
indivíduo aprende Torá, especialmente a sabedoria mais profunda da Torá, o mais
experiente, ele torna-se sobre a sua verdadeira natureza espiritual e sobre a
natureza de sua vontade. Ele
chega a reconhecer que o mundo inteiro é divinamente inspirada para atingir uma
conexão mais pura a Deus. Esta
maior contemplação leva-lo a um nível mais elevado de t'shuva. O rabino Kook escreve:
"É verdade, t'shuva completa exige
horizontes elevados de percepção, a fim de ser elevado para o mundo
resplandecente que abunda em santidade e verdade. Isso só pode ser feito por estar
imerso em os segredos da vida encontrados na sabedoria divina e as profundezas
da Torá. Isto exige limpeza
física ea purificação de traços de como auxiliares, de modo que as nuvens de
luxúria não vai escurecer clareza do intelecto. Mas o estudo da Torá deve preceder
tudo o resto, especialmente o estudo da maior, a Torá sublime, pois só ela pode
quebrar todas as barreiras de ferro que separam o indivíduo e da nação de Deus
"(Orot HaT'shuva, 10:1) .
T'shuva ea Torá
caminham lado a lado. Como
abelhas e mel, você não pode ter um sem o outro. Quanto mais a pessoa estuda Torá, o
mais inspirado que deve fazer t'shuva. Da
mesma forma, na medida em que uma pessoa se purifica através t'shuva, seu
estudo da Torá é abençoado e fez mais clara.
Uma pessoa que está
satisfeito com um desempenho de rotina de mandamentos da Torá pode conviver com
um mínimo de t'shuva, mas para entrar nos mananciais profundos, secretos de
Torá, a pessoa deve ser puro de todas as influências profanas. Para chegar a este estado de limpeza,
uma grande quantidade de t'shuva é necessária. A profundidade de t'shuva uma pessoa
lhe permite entender maiores graus de Torá, pois a capacidade de compreender
Torá não depender exclusivamente de uma capacidade intelectual clinicamente
analisar uma passagem do Talmud - a essência da Torá é quando a pessoa
internalizou sua profundos conceitos morais em seu ser, tanto que ele anseia
por eles com toda a sua força. Somente
quando uma pessoa chegou a este nível, quando sua vontade é tão refinado que
anseia apenas para o bem, ele pode compreender corretamente os profundos
segredos da Torá.
Por esta razão, as
pessoas que professam a aprender Kabbalah sem fazer t'shuva não são realmente
de aprendizagem a todos. Eles
estudam as fórmulas de misticismo, mas a importação dos ensinamentos não entrar
em seus corações, pois Deus só desvenda os segredos da Torá para quem tem
preparado sua alma para recebê-los. O
rabino Kook escreve:
"É óbvio que é impossível aprender os segredos
da Torá sem t'shuva. Porque
destas grandes questões, a vontade eo intelecto estão unidos. Quando se compreende estes assuntos
com uma vontade poderosa para o bem, um anseia por eles e inventa muitas
estratégias gerais e específicas para obtê-los.No entanto, quando os pecados
formam uma barreira, a vontade é danificado, e uma vez que não pode subir ao
mais alto nível, mais profundo da vontade ... sabedoria não pode crescer nele,
e os canais de compreender os segredos da Torá são bloqueados "(Ibid, 10 :
8).
Simplificando,
se você quer entender o funcionamento interno de existência, você tem que
limpar seu ato. Assim como você não pode
purificar-se em um banho ritual, mantendo um rato morto em sua mão, você não
pode aprender os segredos da Torá, enquanto você está vivendo em pecado
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