sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

YHE-Halakha: TÓPICOS Yeshivat Har Etzion Halakha


VIRTUAL Koschitzky ISRAEL Beit Midrash (VBM)

************************************************** *******

YHE-Halakha: TÓPICOS Yeshivat Har Etzion
Halakha



COZINHA no Shabat LÍQUIDOS
por Rav Elyakim Krumbein por Mordechai Moré
Traduzido e adaptado pelo rabino Eliezer Kwass

PERGUNTA: Em que circunstâncias pode um reaquecimento líquidos no Shabat? Como e por que a halachá Distinguir entre líquidos e sólidos?
Informação de fundo - Cozinhar vs Reaquecimento
Embora a Torá proíbe cozinhar no Shabat, em algumas situações reaquecimento é permitida. O conhecido ditado estados haláchicas, "Ein Bishul Bishul Acar", ou seja, não há proibição de cozinhar a comida cozida. (Da mesma forma, encontramos o princípio "ein tochein tochein Acar", por exemplo, um pedaço de reafiação em farinha de matzá é permitida, durante a moagem de grãos de trigo é proibida).
Sólidos vs Líquidos - várias abordagens
Autoridades concordam que aquecer alimentos sólidos é permitido 1101 terço foi cozinhado (chamado pelo Talmude "ma'akhal Drosai Ben" depois de um bandido rodovia que, em sua pressa, comia carne parcialmente cozidos). Reaquecimento líquidos, no entanto, é o tema de uma discussão entre o Rishonim:
1. Alguns dizem que é proibido o líquido esfriou 11 por debaixo do nível de "yad soledet bo" (literalmente, "quando as recua mão de seu calor" - cerca de 45 graus Celsius).
2. Rabeinu Yona de acordo com (citado em Rabbenu Yerucham, Seção 3), arrefecido a líquido reaquecimento só é proibida se a aplicação de calor Melhora a qualidade do alimento ("ver-Yafeh mitztamek-lo").
3. O Rema (OC 318:15) Mantém um reaquecimento abordagem alternativa que proíbe somente se o líquido esfriar completamente. Enquanto ele permanece um pouco quente, recozimento é permitida.
Sólidos vs Líquidos - Distinguir Por quê?
Por que as regras de recozimento diferentes para líquidos? Por que escolher uma sólida "cozinhado" quando a comida chegou a um certo estágio da sua preparação e um líquido "cozido" apenas enquanto ele ainda está quente?
Com base na Gemara (Shabat 74b), seria inferir que significa cozinhar "suavizar" o alimento, tornando-o não apenas comestíveis. Para sólidos esta definição funciona, mas precisamos de um pouco de líquidos outro critério. Aparentemente, para líquidos de cozimento significa "aquecimento". Isso não explica, porém, por que não proibir reaquecimento sólidos que também caíram abaixo "yad soledet bo". Se esta temperatura é um critério relevante para líquidos, por que não se aplicam às matérias também?
Comentário do Cryptic Ritva
Surpreendentemente, exceto para o Ritva (Shabat 39a), a Rishonim não oferecem qualquer explicação para os líquidos e sólidos intrigantes distinção entre - eo Ritva nos deixa apenas com uma declaração curta e enigmática. Citando o Tosafot, eu disse: "'Basheil Mevushal" (certamente cozido) pode ser aplicado a líquidos, mas' basheil Mevushal 'não pode ser aplicado a sólidos, como carnes e peixes. " O que ele quer dizer com "basheil Mevushal"?
A expressão aparece na Torá Em conjunto com o Pessach Korban (Shemot 12:9). A Torá exige que para ser comido assado, não prima e não "basheil Mevushal bamayim". A palavra "bamayim" é aberto para duas traduções:
1. [Cozidos] em água, e
2. [Cozidos], com ou por meio de água.
A água é um lugar ou meio Tanto dentro do qual fica algo cozido, e um agente de cozinhar. O Yerushalmi (Shabat 7:2), baseando a opinião de que não se pode cozinhar o sacrifício de Pêssach com as águas termais de Tiberíades com as palavras "basheil Mevushal bamayim", aparentemente traduz a expressão da segunda maneira - "com água", para Cleary que significava para nos ensinar algo sobre os meios de cozinhar e não apenas a localização.
Líquidos não estão apenas preparados pelo fogo, mas tornam-se também um parceiro com fogo para atuar como um agente de cozinhar. Um sólido é passivo no processo de cozimento, que só pode ser cozinhado. Um líquido, porém, é um participante ativo no alimento que está cozinhando na panela com ele. Ele é aquecida pelo fogo abaixo dele, mas depois ele se torna o que cozinha a carne, peixe, legumes ou em seu meio de uma forma o próprio fogo que não teria sido capaz.
Cozinhar com líquido = Fazendo-o em um agente de Culinária
Nisto reside a distinção entre líquidos e sólidos. Para cozinhar um líquido, dizem que o Tosafot, é transformá-lo em um agente de cozinhar. Uma vez que um líquido tenha arrefecido, ela deixa de funcionar como tal, mas vai retomar seu papel se reaquecido. Uma vez que um sólido foi amaciado pelo calor, a mudança é irreversível. Reaquecimento é permitido no Shabat thererfore (pelo menos em um nível bíblico, embora os rabinos proíbem diretamente Substituí-lo em um incêndio). Mas cada vez que um líquido cai abaixo de 45 graus, o seu poder para cozinhar outros alimentos é perdida e, com efeito, torna-se "não cozidos". Essa temperatura de reaquecimento acima é proibido Porque esta, mais uma vez o transforma em um agente de cozinhar.
Com esta abordagem, podemos responder a uma pergunta que o perturbava o Acharonim. Alguns afirmam Rishonim que a proibição de cozinhar no Shabat não se aplica ao fruto, que é prima comestível Quando. No entanto, o mesmo Rishonim concordam que se aplica a água (que, claro, é quando comestível bruto)! Mas agora, a distinção é clara. Água torna-se um agente de cozinhar Quando aquecido, fruto Torna-se apenas quente. Uma vez que o aquecimento não muda o fruto essencialmente - que era comestível antes - cozinhar não se aplica a ele. Água, no entanto, é qualitativamente alterada pelo aquecimento, pode-se agora cozinhar outras coisas.
O Ran (Shabbat Ch 4) cita Rabbenu Yona em apoio desta ideia explícita (isto é, a proibição de líquidos de reaquecimento é baseado em voltar para o estado de um agente de cozedura). Partindo desse pressuposto, eu chegue a uma conclusão excepcional; Não se pode derramar água fervente de uma "Keli Rishon" (= um navio que estava em uma fonte de calor) em outro que tem comida na mesma, uma vez que existem pontos de vista na que 11 Yerushalmi derramado de uma "Keli Rishon," comida já não mantém a sua cozinha Capacidade (mesmo que ainda fervente). Assim, "quando a água é despejada, imediatamente após o abandono do navio, mesmo que ferver, perde a sua capacidade de cozinhar" ("my-retichatah ko'ach passak levashel"), e em seguida, mais uma vez, é re-preparados pelo Recebendo "keli rishon ".
Três abordagens para Líquidos Cooking
Agora podemos entender as diferentes opiniões sobre quando é proibido para aquecer líquidos:
1. DE ACORDO com a primeira abordagem, 11 é abaixo de 45 graus ("yad soledet bo"), que o reaquecimento acima que é proibido, porque se torna um agente de cozinhar novamente. É assim que o Shulchan Aruch regras OC 318:4.
2. Rabbenu Yona proíbe apenas reaquecimento acima "yad soledet bo" se assim fazendo a comida é realmente melhorou, ou seja, O líquido manifesta o seu potencial como um agente de cozedura.
3. O Rema, que o reaquecimento Permite, desde que o líquido não foi completamente arrefecido, é difícil. Por que ignorar a temperatura de corte relevante de "Yad soledet bo?" Sua opinião pode ser vista se um entendido que a água tem sido aquecidas 11, como parte de um "fogo para cozinhar + sistema de água", que permanece conectado a até o último remanescente de calor se foi a partir dele. Só então um ser proibida para aquecer a água. Isso lembra o parecer do Drisha (OC 253), que, mesmo voltando ao licenças totalmente refrigerado a água ao fogo, enquanto um ainda está segurando-o e não defini-lo no chão. Esta retenção na mão é suficiente para manter a identidade da água como parte integrante do "fogo sistema de cozedura água +" e, como tal, pode ser reaquecido.

(Este artigo foi publicado originalmente em Daf Kesher n º 63, vol. Pp 249-251 1.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário