sexta-feira, 18 de janeiro de 2013


YHE-Halakha:


Usando uma placa HOT no Shabat

por Rav Shlomo Levi Mordechai Moré
Traduzido e adaptado por Rav Eliezer Kwass


Pergunta
---------

Nós estamos olhando para a forma mais eficiente para aquecer alimentos, na manhã de Shabat. Até agora, se queria algo requentado, gostaríamos de colocá-lo em cima de uma panela que estava no fogo desde o início do Shabat. Recentemente ouvi que nós permitimos Autoridades Colocar um pouco de frio de alimentos pré-cozidos em um prato quente diretamente manhã de Shabat. Isso é realmente permitido?
Resposta:
-------

Apesar de algumas autoridades não permitem aquecer alimentos frios em uma chapa quente (conhecido em hebraico como "prata") na manhã de Shabat, acho esta posição difícil.
As questões de fundo
Três princípios são relevantes para a nossa pergunta:
1. Bishul Acar Bishul: recozimento no Shabat é proibido pela Torá não sob certas condições: Primeiro, a comida deve ter sido completamente cozidos antes do Shabat. Assim, o reaquecimento não efetua uma transformação de cru para cozido. Alimento seco pode ser reaquecido, mesmo que tenha arrefecido completamente. O Poskim divergem sobre líquidos: O Shulchan Aruch proíbe reaquecimento, enquanto a Rema Permite enquanto eles ainda mantêm algumas de suas calor (Shulchan Aruch OC 318:4, Rema 318:15)
2. Hachzara: Voltando algo a um incêndio foi proibida pelos Sábios por causa da probabilidade de alguém mexendo-se as brasas (shema yechateh), que se enquadra na categoria de iluminação bíblica um incêndio (hav'ara). Eles não voltar a proibir Qual tacho ao fogo desde que foi no antes do Shabat sob certas condições: As brasas deve ter sido removida antes do Shabat ou o fogo ser cobertos (gerufa u-ketuma), o pote ainda deve estar na mão e não deitei no chão, ea pessoa tem a intenção em cima de sua remoção para devolvê-lo ao fogo (Rav Sheshet no Shabat 38b).
3. Mechzi ki-mevashel (Parece cozinha): Colocar algo diretamente no fogo no Shabat é sempre proibida, mesmo que foi totalmente seca e cozidos antes do Shabat. Temos medo de que as pessoas vão interpretar mal esta ação e vir a permitir cozinhar real. Esta lei Diretamente flui do princípio # 2 - ele só é permitida para retornar uma panela para o fogo, mas não para colocá-lo no fogo inicialmente.

Nossa Caixa
Qual deve ser a decisão em nossa situação - levando alimentos secos pré-cozinhados fora da geladeira manhã de Shabat e colocando-a no prato quente diretamente? Rav Ovadia Yosef branda toma uma posição e não se aplica mechzi ki-mevashel. Por que não? Afinal, a comida Colocar diretamente na fonte de calor sem seguir as condições de hachzara deve ser proibido!
Duas questões devem ser tratadas para determinar como ver o caso de placa quente:
A. Em que condições é que mechzi ki-mevashel aplicar? Obviamente, colocar os alimentos diretamente em fogo é proibido, mas o que dizer de um fogo coberto, perto do fogo, em outra panela, ou em cima de um pote virado?
B. Como é que uma chapa quente para comparar os situaciones tratados nos trabalhos clássicos haláchicas?

A. Até que ponto mechzi ki-mevashel ir?

Três passagens no Shulchan Aruch se relacionam diretamente com a nossa discussão, OC 253:3, 253:5 e 318:7.
* Comentários inferir do Shulchan Aruch 253:3 que proíbe colocar uma panela de comida em cima de uma panela vazia no fogo. Esta passagem se refere a alguém que teme que sua panela que vai queimar na manhã de Shabat, mas ainda quer mantê-lo quente. Ele é permitido colocar um pote vazio de ebulição sob sua única se todas as condições de hachzara são brilhantes. Aparentemente, se seu pote de comida não estava no fogo quando Shabat entrou, mesmo que ele esteja seco e pré-cozinhados, será proibido para colocá-lo em cima de um pote vazio no Shabat.
* Permite expressamente 253:5 Colocar um completamente cozidos "Pandish" (torta de carne) em cima de uma panela no fogo FULL "Porque esta não é a forma usual de cozinhar." Por isso, não existe problema de mechzi ki-mevashel.
* Em 318:7, eu apresenta duas opiniões sobre se se pode colocar um pote de comida em cima de outra que já está no fogo.

Estes halakhot aparentemente contraditório representam um desafio para o Shulchan Aruch comentaristas, que distinguir entre um vazio e um pote cheio, e alimentos secos e líquidos. Colocar uma panela sobre um pote vazio é proibido porque o fogo, então o pote que serve apenas colocamos em cima no Shabat, que aparece como cozinhar. O fogo sob uma panela completo, no entanto, pode ser visto como basicamente servindo o vaso inferior cheia. Isto permite-nos colocar uma panela em cima dela sem se preocupar com mechzi ki-mevashel. Não se faz distinção entre sólidos e líquidos. Nesta fase, colocar comida no fogão elétrico parece comparável a de colocá-lo em cima de um pote vazio e ser proibida.
A Maguen Avraham, na tentativa de resolver os 253:5 e 318:7 contradição entre (ou seja, é permitido Claramente, como em 253:5, ou 318:7 em litígio para colocar comida na em cima de um pote cheio no Shabat ?) distingue os alimentos sólidos e líquidos entre. Desde líquidos arrefecer se reaquecer-los pode levar a um problema de cozinhar nível bíblica, os Sábios foram extra rigorosos, com sólidos, no entanto, é permitido.
Rav Ovadia aqui faz um salto e Magen Avraham Assume que permite a colocação de alimentos secos em cima de qualquer panela. A dificuldade neste reside em 253:3, onde Colocar em cima de um pote vazio parece ser proibido para o alimento seco também. O texto do Shulchan Aruch 318:8 na possibilidade parece negar isso também. "Colocar algo frio ainda totalmente cozida em uma panela de água a ferver sobre o fogo: alguns dizem que isso é como colocá-lo perto de uma lareira e permitido, e alguns dizem que é como colocar-lo em um forno e proibido". Se fosse permitido colocar comida no fogo coberto, que deveria ter sido esclarecida. Parece sempre ser proibido colocar comida no fogo, coberto ou descoberto Quer; sempre permitido colocar alimentos secos em um pote cheio, e questionável se uma panela cheia de um líquido ou um sólido em um vazio, é permitido.

B. O Hot Plate vs Fornos e Panelas

A placa quente tornou-se objeto de muita discussão entre os Acharonim. Eles enumerar quatro características distintivas de uma placa quente:
1. O calor não pode ser levantada ou baixada.
2. O calor não naturalmente diminuir como brasas, mas permanece estática.
3. Ele está expressamente para o Shabat.
4. Os fios elétricos aquecidos, coberto por metal, dar-lhe o status de um fogo coberto.

Embora os dois primeiros traços de evitar o problema da shema yechateh (para que eu não irá agitar as brasas), eles são irrelevantes para o problema da mechzi ki-mevashel. Um incêndio coberto especialmente para o Shabat nunca deu fogo para qualquer status especial além gerufa u-ketuma (carvões shoveled fora ou cobertas de fuligem). A distinção quarto é um pouco difícil de aceitar: A cobertura aqui é simplesmente pragmática - nunca coloca uma panela diretamente no fogo, mas há sempre alguma grade de metal para ser capaz de colocar em potes. Isso não dá a placa quente o status de um "fogo coberto".
Na melhor das hipóteses, a chapa quente coberta poderia ser considerado um fogo, não um pote em cima de uma panela, e certamente não "perto de uma fogueira" (um fogo Principalmente usados ​​para o calor, não cozinhar).

Conclusão

Aqueles que já Embora a sentença branda APROVOU continuar a seguir certamente poderia Rav Ovadia Yosef (Ouvi dizer que sefarditas em Yerushalayim seguir este), eu aconselharia uma que tem sido rigorosa Até agora continuar a fazê-lo. No entanto, mesmo para aquele que é rigorosa, se a comida já foi aquecido em uma chapa quente, é permitido.

(Este artigo foi publicado originalmente em Daf Kesher n º 98, vol. 1, p. 397-400)

Nenhum comentário:

Postar um comentário