sábado, 22 de setembro de 2012

shema Israel



Significado do shema Israel.


Seria razoável supor que uma linguagem que contém o verbo "comando" deve conter também o verbo "obedecer." O um implica o outro, assim como o conceito de uma questão implica a possibilidade de uma resposta. Queremos, no entanto, estar errado. Há 613 mandamentos da Torá, mas não há nenhuma palavra em hebraico bíblico que significa "a obedecer." Quando hebraico foi revivido como uma língua da fala cotidiana no século XIX, uma palavra, letsayet , teve de ser emprestado de aramaico. Até então, não havia nenhuma palavra hebraica para "obedecer".
Este é um fato surpreendente e nem todos estavam conscientes disso. Ele levou alguns cristãos (e secularistas) não compreender a natureza do Judaísmo: muito poucos pensadores cristãos totalmente apreciado o conceito de mitzvah ea idéia de que Deus pode optar por revelar-se sob a forma de leis.
Ele também levou alguns judeus a pensar sobre mitzvot de uma forma mais adequada para o Islã (a palavra " Islã "significa" submeter "a lei de Deus) do que para o judaísmo.
 Que palavra é que o uso Torá como a resposta apropriada a um? Mitzvah Sema .
A raiz " sh-ma "é uma palavra-chave no livro de Deuteronômio, onde ocorre 92 vezes, geralmente no sentido de que Deus quer de nós em resposta aos mandamentos. 
Mas o verbo " sh-ma "significa muitas coisas. Aqui estão alguns dos significados que tem em Gênesis:
1) "Para ouvir", como em "Abrão ouviu que seu [Lote] relativa estava preso "(14:14).
2) "Para ouvir, prestar atenção, atenção", como em "Porque você ouviu a sua mulher e comeu do fruto da árvore "(3:17) e" Então, Rachel disse: "Deus tem vindicado mim, ele ouviu a minha fundamento e me deu um filho '"(30:7).
3) "Para entender", como em "Venha, vamos descer e confundir a língua que eles não vão entender um ao outro "(11:7). Isto é como a tradição entenderam a frase mais tarde ", na'aseh v'nishma "(Êxodo 24:7) para dizer," Primeiro vamos fazer, então entendo. "
4) "Para estar dispostos a obedecer", nas palavras do anjo a Abraão após a ligação de Isaque: "Na tua descendência todas as nações da terra serão abençoados, porque você estava disposto a obedecer-me "(22:18). Abraão estava prestes a obedecer a ordem de Deus, mas no último momento, um anjo disse: "Pare".
5) "Para responder em ação, para fazer o que outra pessoa quer", como em "Faça tudo o que Sara te diz "( shema bekolah , 21:12). É neste último sentido que mais se aproxima em sentido a "obedecer".
O fato de que sh-ma significa tudo isso sugere que na Torá não existe o conceito de obediência cega. Em geral, as ordens do comandante e um soldado obedece.
 A ordem proprietário de escravos eo escravo obedece. Não há processo de pensamento ativo envolvido. A conexão entre a palavra do comandante e da escritura do ordenado é um de ação e reação, estímulo e resposta. Para fins práticos, o soldado ou escravo não tem mente própria.Como Tennyson descreveu a atitude dos soldados antes que a carga da Brigada Ligeira: "Não Ours para entender o porquê; nosso, mas para fazer ou morrer".
Isso não é como a Torá concebe a relação entre Deus e nós. 
Deus, que nos criou à Sua imagem, dando-nos a liberdade eo poder de pensar, quer-noscompreender os Seus mandamentos. Ralbag (Gersonides, 1288-1344) argumenta que é precisamente isso que faz a Torá diferente:
Eis nossa Torá é único entre todas as doutrinas e religiões que outras nações tiveram, em que a nossa Torá contém nada que não se origina no patrimônio e da razão. Portanto, esta lei divina atrai as pessoas em virtude de sua essência, de modo que elas se comportam de acordo com ela. As leis e as religiões de outras nações não são assim. Eles não se conformam com equidade e sabedoria, mas são estranhos à natureza do homem, e as pessoas obedecê-los por causa da compulsão, por medo da ameaça de punição, mas não por causa de sua essência. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário