Significado do shema
Israel.
Seria razoável supor
que uma linguagem que contém o verbo "comando" deve conter também o
verbo "obedecer." O um implica o outro, assim como o conceito de uma
questão implica a possibilidade de uma resposta. Queremos, no entanto, estar errado. Há
613 mandamentos da Torá, mas não há nenhuma palavra em hebraico bíblico que
significa "a obedecer." Quando
hebraico foi revivido como uma língua da fala cotidiana no século XIX, uma
palavra, letsayet , teve de ser emprestado de aramaico. Até então, não havia nenhuma palavra
hebraica para "obedecer".
Este é um fato
surpreendente e nem todos estavam conscientes disso. Ele levou alguns cristãos (e
secularistas) não compreender a natureza do Judaísmo: muito poucos pensadores
cristãos totalmente apreciado o conceito de mitzvah ea idéia de que Deus pode optar por
revelar-se sob a forma de leis.
Ele também levou
alguns judeus a pensar sobre mitzvot de uma forma mais adequada para o Islã
(a palavra " Islã "significa"
submeter "a lei de Deus) do que para o judaísmo.
Que palavra é que o uso Torá como a resposta apropriada a
um? Mitzvah Sema .
A raiz " sh-ma "é uma palavra-chave no livro de
Deuteronômio, onde ocorre 92 vezes, geralmente no sentido de que Deus quer de
nós em resposta aos mandamentos.
Mas o verbo " sh-ma "significa muitas coisas. Aqui estão alguns dos significados que
tem em Gênesis:
1) "Para
ouvir", como em "Abrão ouviu que
seu [Lote] relativa estava preso "(14:14).
2) "Para ouvir,
prestar atenção, atenção", como em "Porque você ouviu a sua mulher e comeu do fruto da
árvore "(3:17) e" Então, Rachel disse: "Deus tem vindicado mim,
ele ouviu a
minha fundamento e me deu um filho '"(30:7).
3) "Para
entender", como em "Venha, vamos descer e confundir a língua que eles
não vão entender um ao outro "(11:7). Isto é como a tradição entenderam a
frase mais tarde ", na'aseh v'nishma "(Êxodo 24:7) para dizer,"
Primeiro vamos fazer, então entendo. "
4) "Para estar
dispostos a obedecer", nas palavras do anjo a Abraão após a ligação de
Isaque: "Na tua descendência todas as nações da terra serão abençoados,
porque você estava disposto a obedecer-me "(22:18). Abraão estava prestes a obedecer a
ordem de Deus, mas no último momento, um anjo disse: "Pare".
5) "Para
responder em ação, para fazer o que outra pessoa quer", como em "Faça tudo
o que Sara te diz "( shema bekolah , 21:12). É neste último sentido que mais se
aproxima em sentido a "obedecer".
O fato de que sh-ma significa tudo isso sugere que na Torá
não existe o conceito de obediência cega. Em
geral, as ordens do comandante e um soldado obedece.
A ordem proprietário de escravos eo escravo obedece. Não há processo de pensamento ativo
envolvido. A conexão entre a
palavra do comandante e da escritura do ordenado é um de ação e reação,
estímulo e resposta. Para fins
práticos, o soldado ou escravo não tem mente própria.Como Tennyson descreveu a
atitude dos soldados antes que a carga da Brigada Ligeira: "Não Ours para
entender o porquê; nosso, mas para fazer ou morrer".
Isso não é como a Torá
concebe a relação entre Deus e nós.
Deus, que nos criou à
Sua imagem, dando-nos a liberdade eo poder de pensar, quer-noscompreender os Seus mandamentos. Ralbag (Gersonides, 1288-1344)
argumenta que é precisamente isso que faz a Torá diferente:
Eis nossa Torá é único entre todas as doutrinas
e religiões que outras nações tiveram, em que a nossa Torá contém nada que não
se origina no patrimônio e da razão. Portanto,
esta lei divina atrai as pessoas em virtude de sua essência, de modo que elas
se comportam de acordo com ela. As leis e as religiões de outras nações não são
assim. Eles não se
conformam com equidade e sabedoria, mas são estranhos à natureza do homem, e as
pessoas obedecê-los por causa da compulsão, por medo da ameaça de punição, mas
não por causa de sua essência. "
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